MENU

Sticcero garante a implantação do ponto eletrônico na usina de Jirau

Medida vale também para os operários da usina Santo Antonio

Publicado: 27 Julho, 2012 - 14h59

Escrito por: Sticcero

 

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil (STICCERO), em negociação realizada com a Camargo Corrêa, o Consórcio Santo Antonio Civil (CSAC) e a Enesa, conseguiu uma conquista histórica para a categoria: o compromisso de implantação do Ponto Eletrônico nos canteiros de obra. 
 
A medida, acordada em abril, permitirá um melhor controle das horas trabalhadas, tanto por parte das empresas, quanto dos funcionários; além de facilitar a fiscalização do Sindicato e do Ministério do Trabalho. Jirau está dando início na instalação do Ponto Eletrônico, com o nome de “Projeto Ponto Certo”, através do qual serão instalados
106 relógios divididos em vinte e nove estruturas, sendo 21 móveis e 8 fixas. O projeto está sendo iniciado com seis estruturas e deverá estar concluída até o dia 27 de setembro deste ano.
 
FUNCIONAMENTO - O sistema de Ponto Eletrônico funciona através de uma leitora existente no relógio na qual funcionário aproxima o seu crachá, sendo que em seguida será impresso o comprovante com a hora de entrada ou saída, que deverá ser guarda para conferência das horas extras pagas no final do mês. A empresa informa que o sistema é rápido e eficiente, sendo que cada relógio tem capacidade pra 190 batidas em 10 minutos.
 
Segundo a Camargo Corrêa, o sistema atende a Portaria 1510 do Ministério do Trabalho e Emprego, permite rápida emissão dos comprovantes, dá segurança e transparência na marcação do ponto, tem sistemas de baterias que permite o funcionamento mesmo com falta de energia, todos os relógios estão interligados com uma central que atualiza na hora o ponto de cada funcionário e haverá um sistema de monitoramento dos aparelhos.
 
PRAZO - Este importante benefício está na cláusula 26ª da Ata de negociação que prevê “DO REGISTRO DE PONTO:As empresas se comprometem a implantar sistema de ponto eletrônico ou ponto eletrônico alternativo. Fica estipulado o prazo de 90 dias, a partir da vigência deste acordo, para implantação, ressalvados problemas técnicos que serão ajustados entre as partes. O Sindicato e a Comissão concordaram com a proposição”. 
 
VITÓRIA DA CATEGORIA - Com mais esta conquista o STICCERO faz história novamente, como já aconteceu ao assinar vários acordos coletivos, nos anos anteriores, que foram destaques a nível nacional; além da luta por melhores condições de trabalho nas Usinas do Madeira, que levou o ex-presidente Lula a elogiar a atuação do Sindicato, que “conseguiu até alojamento com ar-condicionado para os trabalhadores”.