MENU

Paraíba amplia programa exitoso contra choques elétricos na construção

A partir de 1º de setembro será obrigatória a apresentação do projeto elétrico para ligação da energia da obra

Publicado: 04 Julho, 2012 - 14h15

Escrito por: CPR-PB

 

Em palestra durante a 176ª reunião ordinária do Comitê Permanente Regional da Paraíba (CPR-PB), o Gerente do Departamento de Construção e Manutenção da Distribuição da Energisa, engenheiro Francisco Leite Brasildetalhou as mudanças que estão sendo feitas na Norma de Distribuição Unificada (NDU-002) da citada concessionária.

As alterações representam um grande avanço no combate aos acidentes elétricos na construção, tendo em vista que, a partir de 1º de setembro, a obrigatoriedade da apresentação do projeto elétrico para ligação da energia da obra será estendida para todo o estado da Paraíba. Até agora, a regra só era aplicada na grande João Pessoa, tendo sido decisiva na eliminação das mortes por choque elétrico no setor construtivo.

 Assim, a norma estabelece para ligação da energia da obra, que a empresa anexe ao projeto elétrico os seguintes documentos: 1) Detalhamento do aterramento dos quadros elétricos; 2) Localização dos quadros elétricos em planta baixa; 3) Diagrama unifilar dos quadros de cargas e 4) Anotação de responsabilidade técnica (ART) do profissional responsável.

 Ações estruturantes como esta representam um choque na cultura do improviso e da gambiarra, ainda reinante na construção civil.