MENU

IBGE aponta crescimento de 2,8 na indústria moveleira

Dados do mês de março sobre fevereiro também apontam avanço das exportações

Publicado: 11 Junho, 2012 - 16h40

Escrito por: Conticom

 

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referentes ao mês de março apontam um avanço da indústria do mobiliário de 2,8% em relação a fevereiro, enquanto a indústria geral caiu 0,5%.

BALANÇA COMERCIAL - Em março, as exportações brasileiras de móveis totalizaram U$ 60,9 milhões, contra US$ 51,4 milhões de importações. No acumulado do primeiro trimestre, enquanto a indústria brasileira caiu 2,9%, a fabricação de móveis avançou 2,4%, o que reflete as condições favoráveis ao setor moveleiro com o fortalecimento do mercado interno.

ESTÍMULO - As novas medidas do governo, como a isenção temporária do IPI, a desoneração da folha de pagamento e o lançamento do Cred Móveis Caixa – linha de financiamento de móveis para participantes do programa Minha Casa, Minha Vida – visam sustentar o crescimento do setor, o que possibilita acordos salariais com ganhos reais mais expressivos.

POLO DE BENTO GONÇALVES-RS REGISTRA INCREMENTO DE 32% NO FATURAMENTO

O faturamento da indústria de móveis de Bento Gonçalves, importante polo do setor localizado na serra gaúcha, foi de R$ 222,4 milhões no mês de março, um aumento nominal de 32% frente ao mesmo período do ano passado. Em termos nominais, Bento Gonçalves fecha o primeiro trimestre do ano com um avanço de 13,6% ante o primeiro trimestre de 2011.