MENU

Ação beneficia 7 mil trabalhadores da construção

Fiscais do MPT realizaram inspeções nos canteiros de obras e alojamentos de trabalhadores

Publicado: 28 Fevereiro, 2012 - 16h48

Escrito por: Correio do Estado

 

Em continuidade ao Programa de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Construção Civil, promovido pela Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), o Ministério Público do Trabalho (MPT) realizou inspeções, de 13 a 16 de fevereiro, nos canteiros de obras e alojamentos de trabalhadores contratados pela empresa Eldorado Brasil Celulose e Papel, na região de Três Lagoas.

As diligências foram realizadas em alojamentos de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, e Ilha Solteira e Itapura, municípios vizinhos localizados no Estado de São Paulo, e nos canteiros de construção da indústria Eldorado. A ação beneficiou os cerca de 7 mil trabalhadores empregados nessa fase da construção. Em razão da dimensão da obra e grande quantidade de alojamentos, a força-tarefa se restringiu a este empreendimento.

A procuradora do Trabalho Ana Raquel Bueno de Moraes e os peritos em engenharia e segurança do trabalho do MPT visitaram 35 alojamentos, dos quais, 13 foram efetivamente inspecionados, entre repúblicas e pousadas. Foram encontradas irregularidades nos alojamentos, como higienização precária em alguns locais, quantidade de copos descartáveis insuficiente, banheiros insuficientes ou chuveiros sem porta, beliches sem proteção lateral e alguns quartos com número de armários insuficiente.

Para sanar as irregularidades verificadas durante a força-tarefa, as empresas serão chamadas para tentativa de assinatura de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) perante o MPT.