MENU

Acidente em obra: Sindicato busca esclarecimentos

Publicado: 13 Janeiro, 2012 - 14h43

Escrito por: Circuito Mato Grosso

 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM), Joaquim Santana, visita na tarde desta terça (10), o Instituto Médico Legal (IML) para obter informações sobre o laudo da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) a respeito do acidente que matou três pessoas na obra do edifício comercial Amazon Business Center, na última (5).

No acidente, um elevador caiu de uma altura de 18 m com seis operários dentro, provocando a morte imediata de Eurico de Jesus Fernandes e Agnaldo Alves dos Santos. Fernando da Conceição, que também estava no elevador, morreu horas depois, no Pronto Socorro de Cuiabá.

A obra é executada pela construtora Pactual, que garantiu que as inspeções do equipamento estão em dia. Uma equipe de peritos da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) esteve no local na última sexta (6) e deve emitir nos próximos dias o laudo com as causas do acidente.

Santana ressaltou a importância da segurança no ambiente de trabalho, especialmente no setor de construção civil, um dos campeões em acidentes. Segundo ele, uma das missões do sindicato é conscientizar tanto trabalhadores como empresas sobre a importância de garantir um ambiente de trabalho seguro. “Temos acompanhado com o máximo de empenho todos estes casos de acidentes, porém o número de obras na capital cresceu muito, assim como o de empresas, nos últimos anos, o que torna a fiscalização um desafio tanto para o sindicato como para a SRTE”, assegurou o sindicalista.

Vítimas

Três trabalhadores que estavam no elevador no momento da queda seguem internados na UTI do Hospital Santa Helena, em Cuiabá. Os carpinteiros Jonathan Palma da Silva e Washington Luis Isaque continuam em estado grave, mas o quadro mais preocupante é o de Washington, que teve traumatismo craniano e respira com a ajuda de aparelhos. Ambos os trabalhadores se encontram sedados, sendo que Jonathan é mantido neste estado porque quando acorda fica agitado e tenta levantar e retirar os aparelhos. Elias da Silva, outro ferido, é o que tem o melhor quadro de saúde no momento.