MENU

Governo prorroga redução de IPI para materiais de construção

Publicado: 05 Agosto, 2011 - 08h55

Escrito por: [email protected]

 

O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre materiais de construção acaba de ser prorrogado pelo Governo Federal. De acordo com o anúncio, a redução foi estendida por mais 12 meses, valendo agora até o fim de 2012. Entre os produtos com redução de IPI estão o cimento comum, tintas, vernizes, argamassas, além de pias, lavatórios, entre outros. O aquecimento do setor de construção civil tem contribuído para o avanço de outros setores da economia, como o mercado de tintas.

Mercado de Tintas
O mercado brasileiro de tintas e vernizes deverá crescer até 7% em 2011, segundo previsões da Abrafati – Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas – e alavancou a economia. Esse crescimento foi percebido pela Metalgráfica Trivisan, empresa que fabrica latas de tintas. O número de clientes atendidos dobrou no último ano. “Um segmento do mercado que tem tradicionalmente uma importância acentuada no segmento de tintas é o da construção civil, diretamente ligado a área imobiliária, geralmente com participações superiores a 60%”, conta Clésio Woehl, diretor da empresa.

Os setores que impulsionaram o crescimento da venda de tintas no país foram o industrial, com 11% de aumento no consumo, o da construção civil, com aumento de 10%, e o automotivo, com aumento de 9% na venda de tintas originais e para repintura de veículos.