MENU

Construção civil no AM deve contratar de 6 a 8 mil

Segundo o Sinduscon/AM, o setor deve continuar em expansão pelos próximos quatro anos. A(...)

Publicado: 08 Fevereiro, 2011 - 23h56

Escrito por: D24AM – Manaus, AM – publicado dia 8

Segundo o Sinduscon/AM, o setor deve continuar em expansão pelos próximos quatro anos. A expectativa e que o crescimento em 2011 chegue a 10%.

 

Manaus - O setor da construção civil deve contratar de 6 mil a 8 mil trabalhadores este ano, segundo estimativa do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon/AM). O presidente da entidade, Eduardo Lopes, afirmou que o setor deve continuar em expansão pelos próximos quatro anos e que, em 2011, pode chegar a um crescimento de 10%.

 

No ano passado, o ramo da construção civil empregou mais de 23,3 mil trabalhadores só em Manaus, mas foram demitidos mais de 22,4 mil funcionários do setor, o que contabilizou um saldo de 869 admitidos, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

 

Lopes destacou que apesar do bom desempenho do setor e do número de ofertas de emprego, ainda é difícil encontrar profissionais qualificados. De acordo com ele, muitas empresas têm feito um trabalho interno de capacitação dos trabalhadores. “Mesmo assim não é suficiente. Os profissionais de acabamento são os mais difíceis de ser encontrados, como, por exemplo, o carpinteiro e o pedreiro de acabamento”.

 

Conforme avaliação do Sinduscon/AM, as maiores demandas profissionais para 2011 serão de carpinteiro, engenheiro civil, técnico de segurança do trabalho, carpinteiro de estrutura, pedreiro, ferreiro armador, técnico de edificações, mestre de obras e encarregado.

 

Lopes disse, ainda, que apesar de ‘prematuro’, acredita que o setor deve ter um crescimento de 8% a 10%, em 2011, quando comparado ao ano anterior.