Twitter Facebook

CUT CONTICOM > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > DILMA VAI PROPOR CORTE DE TRIBUTO PARA INCENTIVAR EMPREGO FORMAL

Dilma vai propor corte de tributo para incentivar emprego formal

21/01/2011

Presidenta quer reduzir tributação paga por empresas ao INSS; arrecadação da Previdência deve(...)

Escrito por: IG – Economia

Presidenta quer reduzir tributação paga por empresas ao INSS; arrecadação da Previdência deve ser R$ 9,2 bilhões menor com medida

 

Para incentivar o aumento dos empregos formais no Brasil, a presidenta Dilma Rousseff estuda uma desoneração da folha de pagamento. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a proposta deve ser enviada ao Congresso em fevereiro e prevê a redução escalonada na tributação sobre a folha.

 

A primeira medida seria o corte de pelo menos dois pontos percentuais na alíquota de contribuição previdenciária feita pelas empresas – atualmente, a taxa é de 20%. Nos próximos anos, o governo deverá fazer novos cortes, até que a contribuição patronal ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) caia para 14%.

 

As empresas se beneficiariam diretamente com a redução dos custos com a folha de pagamento. Isso também deve levar a um aumento na contratação de funcionários com registro em carteira.

 

Nas estimativas do governo, a medida deve levar o mercado formal a saltar do atual patamar de 52% para 60% já no primeiro ano após a redução da alíquota.

 

Para a Previdência Social, a medida deve levar a uma redução de pelo menos R$ 9,2 bilhões na arrecadação. Por isso, o jornal afirma que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e sua equipe preparam algum tipo de compensação para o órgão.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Saúde e Segurança DIEESE CPN NR 18 Brasil Atual Compromisso Nacional - Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Consturção
NEWSLETTER

Digite seu e-mail para receber nossos informativos


CONTICOM

Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo SP | Telefone (0xx11) 3330-3668 - Fax (0xx11) 3330 3669