MENU

Construção crescerá "só" 6% em 2011 e setor fala em esgotamento

A indústria da construção civil registrou alta de 11% neste ano, a maior desde 1986, época do(...)

Publicado: 08 Dezembro, 2010 - 09h26

Escrito por: UOL

A indústria da construção civil registrou alta de 11% neste ano, a maior desde 1986, época do Plano Cruzado, considerada "exuberante" pelo próprio setor.

 

Mas o melhor ano da construção civil na era Lula vai perder fôlego em 2011. O SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil de SP) estima que o PIB da construção crescerá 6%, informa a reportagem de Agnaldo Brito publicada na edição desta quarta-feira da Folha (íntegra disponível para assinante do jornal e do UOL).

 

"Não se pode dizer que é um crescimento ruim, afinal a base de 2010 é alta. Mas o crescimento volta a um dígito", diz Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos da Fundação Getulio Vargas.

 

Mas a preocupação do setor nem é essa. A queda do crescimento também se dará pelo esgotamento da estrutura do país. Faltam mão de obra, terrenos centrais e financiamento de longo prazo para manter o crescimento, avalia o SindusCon. O setor diz que 2011 terá de ser "divisor de águas".

 

"Em 2010 põe fim a um ciclo de expansão do setor que usou mais e melhor o que existia. Esse modelo de crescimento lastreado na estrutura atual está no limite", diz Eduardo Zaidan, diretor de Economia do SindusCon-SP.

 

Segundo ele, ou o país encontra outro patamar em 2011 ou recua depois.