MENU

Lula diz que sucessor receberá País a "150 por hora" na economia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que o seu sucessor governará(...)

Publicado: 25 Outubro, 2010 - 23h57

Escrito por: Terra – publicado dia 25

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que o seu sucessor governará um país mais robusto economicamente, a "150, 160 por hora".

 

O principal exemplo usado por Lula para justificar sua afirmação foi o recorde de baixa na taxa de desemprego registrado pelo segundo mês consecutivo em setembro, que chegou a 6,2%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

"Para o padrão mundial, isto é quase pleno emprego", disse Lula durante entrega de moradias do programa Minha Cassa, Minha Vida em comunidade carente no Rio de Janeiro.

 

Ele comparou o nível brasileiro de desemprego às taxas registradas nos Estados Unidos - cerca de 10% - e na Espanha - próxima a 20%, segundo ele.

 

"A perspectiva que nós temos é apenas de crescimento. Quem pegar o Brasil a partir de 1º de janeiro vai pegar o Brasil com mais robustez econômica, mais desenvolvimento, mais mão-de-obra qualificada", afirmou.

 

"Estaremos como na Fórmula 1, correndo a 150, 160 (quilômetros) por hora numa curva. Acho que quem pegar esse País vai pegar embalado e só tem que tocar e fazer coisas novas."

 

Mais cedo, Lula participou do lançamento ao mar de um navio da empresa Log In em um estaleiro na zona norte. Citou a geração de empregos como forma de combater a criminalidade.

 

"A coisa mais sagrada para derrotar os bandidos é a geração de milhões e milhões de empregos como acontece aqui no Brasil. Não vai mais faltar emprego nos estaleiros do País", afirmou, ao comentar encomendas da Petrobras e de outras empresas navais.

 

No discurso a metalúrgicos, Lula citou políticas do governo para reativar a indústria naval brasileira. Segundo ele, em 2000, o segmento empregava cerca de 2 mil pessoas e, atualmente, tem 50 mil trabalhadores.