MENU

Lula concede TVs e rádios a fundação mantida por sindicato

O governo federal entregou duas concessões de TV educativa e duas de rádios educativas a uma(...)

Publicado: 14 Maio, 2009 - 09h32

Escrito por: Terra

O governo federal entregou duas concessões de TV educativa e duas de rádios educativas a uma fundação cujo principal mantenedor é o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, no Estado de São Paulo, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez sua carreira sindical. É o único sindicato favorecido com concessão de radiodifusão pelo governo. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

 

Sérgio Nobre, presidente do sindicato, afirmou ao jornal que Lula "fez justiça ao movimento sindical", pois universidades e igrejas têm meios de comunicação. A Folha afirmou ainda que a primeira concessão, para uma TV em Mogi das Cruzes, ocorreu em 2005, por decreto presidencial, e a última, para uma TV em São Caetano, ocorreu na quarta-feira, também por decreto presidencial.

 

O sindicato afirmou ao jornal que pedia uma concessão de rádio e de TV desde que Antônio Carlos Magalhães era ministro das Comunicações durante o governo Sarney (1985-1990). Segundo Nobre, o mundo do trabalho é ignorado pela grande imprensa e, por esse motivo, o sindicato reivindicou ter o próprio meio de comunicação.

 

De acordo com a Folha, o Ministério das Comunicações defendeu as concessões, mas disse que as outorgas devem passar pelo Congresso. A legislação, contudo, não permite que sejam concedidas outorgas a sindicatos.

 

As concessões foram entregues oficialmente para a Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho, cujo presidente não quis se manifestar sobre o caso.