MENU

Começa a virada pró-Mercadante em SP

Em relação à pesquisa Vox Populi anterior, nosso candidato a governador de São Paulo, Aloizio(...)

Publicado: 26 Setembro, 2010 - 23h11

Escrito por: Blog do Zé Dirceu – publicado dia 25

Em relação à pesquisa Vox Populi anterior, nosso candidato a governador de São Paulo, Aloizio Mercadante (PT e mais nove partidos aliados) cresceu 11 pontos porcentuais, o adversário tucano Geraldo Alckmin caiu 9 e confirma-se a possibilidade que venho afirmando há dias aqui no blog: a eleição se encaminha para 2º turno no Estado.

 

A pesquisa Vox Populi/Portal IG/Rede Band veiculada desde ontem à noite mostra o tucano Alckmin, com 40% das intenções de voto e o Mercadante com 28%. Na sondagem eleitoral Vox populi anterior (divulgada dia 16 de agosto), o candidato do PSDB tinha 49% e Mercadante, 17%. A diferença caiu, portanto, de 32 para 12 pontos porcentuais. A votação de todos os candidatos adversários de Alckmin citados pelos eleitores já soma 42%, superior, portanto, à votação do postulante do PSDB.

 

Por esta Vox Populi os candidatos a governador pelo PP, deputado Celso Russomanno, tem 9%; pelo PSB, Paulo Skaf, 3%; e pelo PV, ex-deputado tucano Fábio Feldman, 2%. A votação dos três somada à de Mercadante totaliza 42% superando os 40% de Alckmin hoje. Os demais candidatos ao governo de São Paulo não pontuaram. A pesquisa aponta 7% dos eleitores dispostos a votar em branco ou a anular o voto e 13% ainda indecisos no Estado.

 

Feita entre os dias 18 e 21 pp., esta pesquisa Vox Populi ouviu 1.500 eleitores. Você só vai ler sobre esta sondagem eleitoral aqui e em outros blogs progressistas, porque por razões mais do que óbvias, a grande mídia a ignora solenemente. Não lhe interessa registrar a subida de Mercadante que, tudo indica, deverá chegar a 34% ou mais; a tendência de queda de Alckmin; e que os outros três candidatos que pontuam nas sondagens (Russomano, Skaf e Feldman) até 3 de outubro devem ultrapassar, somados, os 15%.

 

Vamos para 2º turno em SP e MG

 

O boicote à divulgação da pesquisa é mais um sinal gritante de que os tucanos e seus apoiadores na mídia já sentem (e se apavoram) o grande risco de nossa candidata a presidente Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) vencer no 1º turno e de que teremos 2º turno em São Paulo e em Minas Gerais, os dois maiores colégios eleitorais do país.

 

Pudera, mesmo as outras pesquisas que eles estão divulgando com entusiasmo por registrarem pequena oscilação da candidatura Dilma mostram maioria crescente dos candidatos ao governo dos Estados e ao Senado pelo PT e partidos aliados. Mesmo nestas sondagens lhes é impossível esconderem a ampliação da vantagem dos candidatos governistas nas eleições majoritárias, o que deixa patente o contraste com uma improvável queda da Dilma, a não ser no eleitorado de maior renda e escolaridade. Mas até aí a oscilação é pequena e incapaz de mudar a tendência de vitória no 1º turno.

 

A Vox Populi confirma, portanto, o que já se torna uma tradição nos pleitos majoritários em São Paulo, de o PT atropelar e crescer nas últimas semanas anteriores ao 1º turno. Agora, de qualquer forma, repito: a hora é de irmos para a rua com tudo, da militância se mobilizar e de fazermos campanha como se estivéssemos perdendo. Ou seja, manter e acentuar a mesma disposição de luta que mostramos desde o inicio da virada de Dilma.