MENU

Construção civil de São Caetano entra em greve

O Sindicato da Construção Civil de São Caetano decretou greve a partir desta segunda-feira(...)

Publicado: 11 Maio, 2009 - 15h14

Escrito por: ABCD Maior

O Sindicato da Construção Civil de São Caetano decretou greve a partir desta segunda-feira (11/05). Os trabalhadores fizeram passeata na Avenida Kennedy até o cruzamento da Tijucussu, no bairro Olímpico, pela manhã.

 

A manifestação é um pedido de reajuste salarial de 10% e o piso salarial para não qualificados, de R$ 840, e qualificados, de R$ 1.053. O sindicato patronal ofereceu 6,74% de reajuste, mas a proposta não foi aceita pelos trabalhadores.

 

Ao todo, são 5 mil trabalhadores da construção civil na cidade, mas apenas 1.500 estão parados. A opção foi do sindicato que resolveu parar apenas com as obras maiores. Até o final da greve todos os trabalhadores devem participar.

 

“A greve é por tempo indeterminado. Esperamos que as empresas negociem com o sindicato o mais rápido possível”, falou o presidente do sindicato, Edson Bernardes.

 

“A data base foi o 1º de Maio e até agora não foram resolvidas essas questões trabalhistas”, queixou-se o carpinteiro, Antonio Araújo dos Santos.

 

Durante a passeata os manifestantes pararam duas obras que estavam em construção. A Polícia Militar acompanhou a movimentação que ocupou duas vias da avenida Kennedy e deixou uma pista livre.

 

Além do reajuste, o setor da construção civil pede por segurança, já que a área em que trabalham é onde mais há acidentes de acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho).