MENU

Greve dos operários da construção exige aumento real de 8% e restaurante nos canteiros

Em greve desde o dia 8 em Manaus, os operários da construção civil exigem aumento real de 8%(...)

Publicado: 21 Julho, 2010 - 08h37

Escrito por: CUT e Mundo Sindical – publicado dia 20

Em greve desde o dia 8 em Manaus, os operários da construção civil exigem aumento real de 8% no piso – atualmente de R$ 770, restaurante nos canteiros de obras, cesta básica no valor de R$ 80,00 e ajuda humanitária para os acidentados. A pauta unifica os cerca de 10 mil operários sindicalizados e mantêm paralisadas as 110 maiores obras de Manaus.

 

De acordo com Roberto Bernardes de Andrade, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sintracomec), “a partir da mobilização, que conta com o apoio da Conticom/CUT e de inúmeros sindicatos, várias empresas de porte já organizaram suas cozinhas industriais e também começam a negociar a questão da ajuda humanitária”. “Quando o trabalhador se acidenta ele é afastado pelo INSS, mas este valor é pequeno diante do que ele consegue com seu trabalho em várias frentes. Por isso queremos garantir a ajuda humanitária como cláusula social, mesmo que este recurso venha a ser descontado em parcelas posteriormente”, destacou Roberto.

 

O Sindicato organizou várias caminhadas pelo centro da cidade, com os operários entoando palavras de ordem pelo aumento e por melhores condições de vida, somando apoios contra a insensibilidade dos empresários.

 

Segundo o presidente da Federação da Construção e da Madeira (Fetracom-CUT/AM), Mamede Bemony, outro ponto chave é a elevação da faixa salarial dos carpinteiros, pedreiros, bombeiros hidráulicos, armadores e pintores. “Para estes companheiros, além do INPC e dos 2,5% de ganho real, defendemos mais 6%”, acrescentou.

 

Sem acordo, o julgamento da greve está marcado para a próxima sexta-feira. “Vamos aguardar mobilizados. Os recursos existem, as obras estão se multiplicando e nada mais justo que os trabalhadores recebam os frutos do seu suor, a sua parte do bolo do crescimento”, declarou Roberto.