MENU

Trabalhadores da construção civil de Rondônia aprovam filiação à CUT por unani

Em uma assembléia histórica realizada na tarde do último domingo (09) no Clube Ipiranga em(...)

Publicado: 10 Maio, 2010 - 12h39

Escrito por: Assessoria do Sindicato

Em uma assembléia histórica realizada na tarde do último domingo (09) no Clube Ipiranga em Porto Velho, centenas de trabalhadores da construção civil, das Usinas do Madeira e da construção predial, aprovaram por unanimidade a filiação do Sindicato dos Trabalhadores na Construção (STICCERO) à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

 

A assembléia, que foi presidida pelo presidente do STICCERO Raimundo Soares, o Toco; auxiliado pelo secretário geral Francisco das Chagas, o Chaguinha, e pelo vice-presidente Altair Donizete, contou com a presença do presidente da CUT Rondônia, Itamar Ferreira, e do diretor da Confederação Nacional da Construção (CONTICOM-CUT) Alcides.

 

Itamar Ferreira, falou aos trabalhadores sobre a importância da filiação à Central, que tem como papel principal a defesa dos grandes temas de interesse dos trabalhadores e da sociedade, como valorização do salário mínimo, redução do imposto de renda sobre salário e direitos previdenciários; além do apoio às ações cotidianas dos Sindicatos, como campanhas salariais e eleições sindicais.

 

O evento foi prestigiado por representantes de vários sindicatos: educação (SINTERO), limpeza e conservação (SINTELPES), bancários (SEEB), taxistas (SINTAX), rodoviários (SINTTRAR), motoristas e cobradores (SITETUPERON), policiais civis (SINSEPOL), associação dos praças militares (ASPRO) e urbanitários (SINDUR); além de autoridades como o deputado federal Eduardo Valverde, o presidente da Câmara de Vereadores Hermínio Coelho, o vereador Claudio Carvalho e representante da senadora Fátima Cleide.

 

STICCERO: Uma história de resgate

A história recente do STICCERO é a de um verdadeiro resgate da entidade para o controle dos trabalhadores; pois nos últimos anos o Sindicato foi controlado por procuração pelo presidente da Força Sindical em Rondônia, que realizou um processo eleitoral irregular, onde ele iniciou como presidente da comissão eleitoral em outubro de 2008 e terminou como presidente de uma chapa única em março de 2009.

 

Uma oposição sindical apoiada pela CUT iniciou uma campanha de denúncias das irregularidades a partir de janeiro de 2009 até conseguir resgatar o Sindicato para os trabalhadores. O Ministério Público do Trabalho (MPT) e Justiça do Trabalho anulou a fraude eleitoral, através da Ação Civil Pública nº 00127.2009.008.14.00-0, disponível para consulta na página do TRT na internet no endereço www.trt14.jus.br.

 

Atualmente presidente da Força Sindical em Rondônia é investigado pela Policia Federal no Inquérito Policial nº 0094/2010-4 SR/DPF/RO, que visa apurar atos praticados por ele no processo eleitoral do STICCERO realizado em março de 2009. O inquérito foi instaurado por solicitação da 8ª Vara do Trabalho.