MENU

Fórum realiza encontro sobre segurança e saúde no trabalho

O evento marca as atividades do Dia em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.(...)

Publicado: 28 Abril, 2010 - 09h09

Escrito por: Agora MS – Campo Grande, MS – publicado dia 27

O evento marca as atividades do Dia em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Dados da SRTE/MS revelam aumento do número de acidentes de trabalho em Mato Grosso do Sul nos últimos anos.

 

O Fórum de Segurança e Saúde do Trabalho no Mato Grosso do Sul realiza, nesta quarta-feira, 28 de abril, o “1º Encontro de MS sobre o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho”. O evento acontece das 8 às 11h30, no Escritório de Representação da Fundacentro do MS (ERMS), em Campo Grande (MS).

 

O evento é direcionado aos profissionais da área de segurança, saúde e higiene do Trabalho e à sociedade em geral. Neste ano, será promovido com o objetivo de apresentar ações realizadas em Mato Grosso do Sul em relação à prevenção de acidentes, segurança, saúde e higiene no trabalho, promovendo o debate sobre o futuro do meio ambiente e saúde do trabalhador no Estado. Ao final do evento, será elaborada uma carta compromisso em prol da saúde e higiene dos trabalhadores sul-mato-grossenses.

 

De acordo com dados da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul (SRTE/MS), nos últimos anos tem ocorrido um aumento no número de acidentes de trabalho típicos, de trajeto e doenças do trabalho no Estado. Em 2006, foram 6.614 acidentes e 58 mortes, em 2007, o número subiu para 9.687 e 64 mortes. No ano de 2008, foram contabilizados 11.342 acidentes e 61 mortes de trabalhadores. De 2006 a 2008, o crescimento do número de acidentes foi superior a 40%. Conforme o levantamento, as mortes são atribuídas ao setor de construção civil.

 

Os números refletem a gravidade do problema no Estado e a relevância dos debates do Encontro desta quarta-feira, 28 de abril, data em que é celebrado o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Nesse dia, são homenageadas as vítimas de acidentes de trabalho, em razão de uma tragédia ocorrida nessa data, no ano de 1969, em que a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou o 28 de abril como o dia oficial da segurança e saúde nos ambientes laborais. Em todo o mundo, são realizadas nessa data campanhas com o intuito de dar visibilidade a esses dados e conscientizar a população.

 

Segundo o Procurador do Trabalho Cícero Rufino Pereira, atual Coordenador no Estado da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho, a Codemat/MS, e representante do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho no Mato Grosso do Sul, em 2010, as atividades do Fórum serão direcionadas para temas centrais no Estado como frigoríficos, carvoarias, usinas, siderúrgicas e o setor da construção civil.

 

O evento conta com a parceria da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina no Trabalho (Fundacentro), do Ministério Público do Trabalho (MPT/MS) e da Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições de Trabalho em Mato Grosso do Sul.