MENU

Cresce o nome de Luciano Coutinho para suceder Meirelles no BC

São cada vez maiores as chances de Luciano Coutinho, atual presidente do BNDES, ser o sucessor(...)

Publicado: 16 Março, 2010 - 08h49

Escrito por: Blog do Guilherme Barros – IG

São cada vez maiores as chances de Luciano Coutinho, atual presidente do BNDES, ser o sucessor de Henrique Meirelles, no Banco Central.

 

Até pouco tempo, Coutinho era apenas uma hipótese, mas, nos últimos dias, seu nome começou a ganhar bastante força no Palácio do Planalto, se o governo não optar por uma solução interna.

 

Meirelles deixa o Banco Central nos próximos dias. Ele vai se licenciar, e provavelmente não volta para o cargo.

 

Na sua saída, Meirelles não deve anunciar qual o cargo irá disputar as eleições.

 

Apesar das resistências do PMDB, há uma esperança de Lula e do próprio Meirelles de ele ser o vice de Dilma Rousseff, caso ela suba bastante nas próximas pesquisas.

 

Dentro dessa estratégica, o Planalto começou a levar muito a sério a hipótese de Luciano Coutinho ir para o Banco Central.

 

Soaria para o mercado como o primeiro sinal para a formação da equipe econômica de um eventual governo Dilma.

 

A ideia é de deixar claro que, caso Dilma vença as eleições, um nome, que goza da simpatia do empresariado, já estaria certo. Seria o de Luciano Coutinho, que poderia continuar no Banco Central ou mesmo ser guindado a ministro da Fazenda.

 

A outra hipótese para o lugar de Meirelles seria a de nomeação de Alexandre Tombini, diretor de Normas do BC. Ainda é a que tem maior chance, mas as probabilidades agora são menores.