MENU

Votorantim confirma compra de parte da Cimpor

A Votorantim acaba de confirmar a compra de participação de 17,3% na cimenteira portuguesa(...)

Publicado: 04 Fevereiro, 2010 - 09h08

Escrito por: IG – Blog Guilherme Barros – publicado dia 3

A Votorantim acaba de confirmar a compra de participação de 17,3% na cimenteira portuguesa Cimpor, conforme antecipado pelo iG no domingo.

 

A empresa comprou a parte da Lafarge na Cimpor. Segue o comunicado que a Votorantim acaba de divulgar:

 

Votorantim Cimentos avança no processo de internacionalização com participação minoritária na Cimpor.

 

A Votorantim Cimentos, empresa 100% controlada pelo Grupo Votorantim, vem a público informar que em 03/02/2010 firmou acordo com o Grupo Lafarge para adquirir, por meio de uma operação de permuta de ações, um bloco representativo de 17,28% do capital social da cimenteira portuguesa Cimpor.

 

Nos termos do acordo firmado, em contrapartida pelas ações da Cimpor entregues nesta data, a Lafarge receberá ativos da Votorantim, a serem transferidos por meio de uma nova empresa a ser constituída para esse propósito específico. A conclusão desta transação dependerá do desfecho da oferta pública ainda vigente para aquisição das ações da Cimpor.

 

A Votorantim Cimentos informa também que, na mesma data, firmou acordo de acionistas com a Caixa Geral de Depósitos (CGD), detentora de 9,6% de participação na Cimpor.

 

Empresa de controle pulverizado, a Cimpor está presente em 13 países e garante à Votorantim Cimentos acesso a mercados por ela ainda não explorados, tais como Europa, Ásia e África.

 

O desfecho da operação acelera o processo de internacionalização da Votorantim Cimentos iniciado em 2001, quando adquiriu a empresa canadense St. Marys Cement. Com essa negociação, a Votorantim Cimentos estará presente em 20 países, sendo relevante a presença atual da empresa na América do Norte (Estados Unidos e Canadá), com unidades fabris de cimento, concreto e agregados na região dos Grandes Lagos e no estado da Flórida. Na América Latina, além do Brasil, possui operações na Bolívia, Paraguai, Chile, Argentina e Uruguai, nas quatro últimas com participação minoritária.

 

A Votorantim Cimentos reitera, ainda, que desde 2000 tem manifestado interesse numa possível aquisição de participação estratégica na empresa portuguesa. Em outubro de 2008, contratou o Deutsche Bank Securities como assessor financeiro (advisor) para apoiá-la neste objetivo.