MENU

Redução da jornada sem redução dos salários

CUT aborda parlamentares no aeroporto de Brasília na manhã desta terça e segue para(...)

Publicado: 02 Fevereiro, 2010 - 08h30

Escrito por: Site da CUT – publicado dia 1

CUT aborda parlamentares no aeroporto de Brasília na manhã desta terça e segue para mobilização no Congresso Nacional.

 

Diversas lideranças sindicais da CUT fazem panfletagem hoje, dia 2 de fevereiro, a partir das 8 da manhã, no Aeroporto de Brasília. O objetivo dessa mobilização é abordar deputados e senadores, que desembarcam de volta do recesso parlamentar, e cobrar deles a aprovação do projeto de lei que reduz a jornada semanal de trabalho para 40 horas semanais.

 

O projeto de lei, embora tenha sido aprovado no ano passado por todas as comissões em que tramitou na Câmara dos Deputados, ainda não tem previsão para ir a plenário.

 

Essa será a primeira atividade do dia. Logo depois de terminada a panfletagem no aeroporto, a delegação cutista se dirige ao Congresso, onde, junto com representantes das outras cinco centrais sindicais, vai visitar gabinetes e pressionar os parlamentares a aprovar a redução da jornada.

 

A data foi escolhida por representar a volta do recesso parlamentar.

 

Para organizar detalhes das mobilizações de amanhã, dirigentes cutistas de diferentes regiões do País estiveram reunidos na tarde desta segunda, 1º de fevereiro, na sede da CUT-DF.

 

Atividade em junho

 

Durante o encontro, o presidente nacional da entidade, Artur Henrique, também discorreu sobre a atividade unitária que está programada para o próximo dia 1º de junho, em São Paulo, com a presença de dezenas de milhares de lideranças e militantes sindicais de todas as centrais. “Será um ato político em que o movimento sindical brasileiro vai divulgar suas propostas consensuais para o próximo governo que sucederá Lula. Não tem nada a ver com ressuscitar a Conclat, que aconteceu em 1981 em outra conjuntura, outro contexto. O que faremos no próximo dia 1º de junho é manifestar nosso apoio à candidatura que mais se aproxima de nossas bandeiras de justiça e igualdade social. E esperamos poder eleger a primeira mulher presidente do Brasil” disse.