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Prefeitura e Governo Federal executam a maior obra viária de Rondônia

Em 2008 o prefeito Roberto Sobrinho e o DNIT assinaram em Brasília o convênio para a(...)

Publicado: 22 Janeiro, 2010 - 08h17

Escrito por: Rondonotícias – Porto Velho, RO – dia 20

Em 2008 o prefeito Roberto Sobrinho e o DNIT assinaram em Brasília o convênio para a construção de sete viadutos, passagens de nível e marginais na BR-364 com extensão de 10,4 quilômetros da Faculdade Faro até a estrada do Areia Branca. O projeto é de autoria da prefeitura e foi doado ao Ministério dos Transportes que foi aprovado pelo Governo Federal que o incluiu nas obras do Plano de Aceleração do Crescimento, PAC.  Em 2009 foi iniciada a construção desta que é a maior obra viária do estado de Rondônia.

 

Atendendo à determinação do Prefeito Roberto Sobrinho, o projeto da prefeitura traçou as obras necessárias para as adequações da capacidade no sistema de trânsito de Porto Velho, já ultrapassado devido ao crescimento pelo qual a cidade está passando. A previsão de entrega da obra completa é para novembro deste ano. Até o momento já foram executados aproximadamente 12% da obra.

 

O custo total da obra é de mais de R$ 89 milhões com contrapartida da prefeitura de cerca de R$ 4 milhões e 500 mil. Roberto Sobrinho destacou que, “a inclusão de nosso projeto no PAC foi possível graças à sensibilidade do presidente Lula e da chefe da Casa Civil, Dilma Roussef e ao empenho da senadora Fátima Cleide e do deputado federal, Eduardo Valverde. Acredito que estas obras irão resolver definitivamente os problemas que estão surgindo no trânsito da capital devido ao aumento da frota de veículos novos e também do crescimento da população que está em nosso município atraída pelo bom momento que estamos vivendo no Brasil e em especial em Porto Velho”, enfatizou o prefeito.

 

A Obra

 

Hoje, os pontos mais críticos do trânsito são os trevos do Roque e da Avenida Campo Sales com a BR 364 e o cruzamento da BR 364 com a Avenida Jatuarana. Com a construção dos viadutos a expectativa é resolver esta situação. Ao todo serão feitas dez intervenções nos cruzamentos da BR-364, sendo: com a Avenida Jatuarana, no Trevo do Roque, na rua Três e Meio, na Avenida Campos Sales e na Avenida Prudente de Moraes. Os viadutos vão separar o tráfego urbano do intermunicipal para melhorar o fluxo do trânsito dentro da cidade e reduzir o número de acidentes.

 

As marginais terão mais de 10 quilômetros e serão dotadas de ciclovias e passeio para pedestres que poderão se deslocar com segurança e chegar nos bairros ou na própria BR-364.  O acesso ao outro lado da BR, para quem trafega pela Avenida Jatuarana, será feito por meio de uma passagem de nível, ou seja, os veículos passarão por baixo da rodovia, acessando a Avenida Rio Madeira. A partir da Rio Madeira, através do meio inverso, será utilizado para acessar a Avenida Jatuarana. No Trevo do Roque serão construídas quatro passagens de nível, as rotatórias, que darão acesso por baixo da BR ao bairro Areal da Floresta. No mesmo local quem trafegar pela BR sentido Rio Branco/Centro, poderá utilizar o viaduto e chegar à BR 316, antiga Avenida Governador Jorge Teixeira.

 

Através da BR 316, será possível acessar a BR 364 no sentido Cuiabá através de um elevado. Um dos viadutos começará na rua Uruguai e passará por cima da BR 364 e dará acesso ao bairro Areal da Floresta. Pela Campos Salles será possível chegar até a BR 364 seguindo pela passagem de nível que dará acesso à rodovia. Do centro para a Campos Salles o acesso também será por baixo da BR. O último elevado será construído na estrada Areia Branca terminando na rua Prudente de Moraes que ligará a zona Sul à região Central.