MENU

Confiança: Empresas brasileiras vão elevar investimentos em 2010, diz FGV

Os empresários este ano projetam uma melhora expressiva em investimentos, emprego e(...)

Publicado: 06 Janeiro, 2010 - 11h14

Escrito por: Site do PT com Agência Estado

Os empresários este ano projetam uma melhora expressiva em investimentos, emprego e faturamento. É o que revelou nesta quarta-feira (6) a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ao anunciar a Sondagem de Investimentos na Indústria da Transformação, referente ao último trimestre de 2009.

 

De acordo com o levantamento, que ouviu 762 empresas entre os dias 12 de outubro e 30 de novembro, 48% das empresas pesquisadas querem aumentar investimentos em 2010, sendo que o porcentual para esta resposta era de 41% para o ano de 2009. Além disso, 69% das empresas entrevistadas apostam em aumento de faturamento este ano, contra 62% das companhias que aguardavam alta de faturamento para 2009.

 

Ao responder sobre mercado de trabalho, as respostas também são otimistas: 40% das companhias analisadas aguardam alta no pessoal ocupado em 2010, sendo que o porcentual para essa resposta era de 26%, nas expectativas referentes a 2009.

 

Para a FGV, vários fatores contribuíram para o resultado otimista nas respostas do empresariado, tais como a melhora gradual e consistente do ambiente dos negócios; e a elevação do nível de utilização da capacidade instalada e da confiança dos empresários industriais.

 

"As projeções em todos os quesitos pesquisados são mais favoráveis do que as formuladas para 2009, quando o setor industrial era fortemente afetado pela crise, mas são inferiores às previstas para 2008", detalhou a fundação, em seu comunicado.