MENU

Feira Internacional da Amazônia inicia este ano Projeto Carbono Zero

Pela primeira vez desde o seu lançamento em 2002, a Feira Internacional da Amazônia (Fiam) vai(...)

Publicado: 25 Novembro, 2009 - 07h45

Escrito por: Agência Brasil

Pela primeira vez desde o seu lançamento em 2002, a Feira Internacional da Amazônia (Fiam) vai medir, neste ano, o carbono emitido na atmosfera em decorrência do evento. O coordenador da feira, Jorge Vasques, explicou que a iniciativa vai ocorrer em caráter experimental, com vistas à neutralização do carbono na próxima Fiam, que será realizada daqui a dois anos. A Fiam 2009 começa hoje (25) em Manaus e vai até domingo (29).

 

”Trata-se de uma experiência inédita em eventos no Amazonas. Está em caráter experimental, mas poderá fazer com que as próximas edições sejam carbono zero e estimular outros eventos a fazer a neutralização do carbono”, destacou.

 

Espaços reservados com exclusividade para pequenos e microempresários do setor produtivo amazônico e para produtos orgânicos da região também estão entre as atrações inéditas preparadas para a 5ª edição da Fiam. A feira é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

 

A Fiam 2009 também cederá espaço para exposição de produtos industrializados em empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus, bem como para federações de Indústrias da região, representações de estados e países vizinhos, entre outros. Na programação estão incluídas ainda seminários internacionais sobre desenvolvimento amazônico, mostra técnico-científica, rodadas de negócios e de turismo.

 

Na avaliação da superintendente da Suframa, Flávia Grosso, a realização da Fiam em 2009 comprova o otimismo e a confiança do governo federal, das empresas e das entidades de classes na recuperação da economia sobre a crise financeira internacional, que começou em outubro do ano passado. A expectativa  é de que aproximadamente 100 mil pessoas visitem a feira, que este ano conta com recursos de R$ 7,5 milhões.

 

“A Fiam é a maior vitrine da Amazônia brasileira, não só para vender e fomentar as exportações, mas também para atrair investidores. A região oferece oportunidades de negócios de sucesso tanto para o mercado nacional quanto para o internacional”, ressaltou.

 

Na edição anterior do evento (2008), 340 expositores, entre empresas do parque fabril de Manaus e de outros estados da Amazônia, geraram cerca de US$ 10 milhões em negócios, segundo dados da Suframa.